Há alguns anos, era comum o uso do Travel Money para viagens internacionais.
O Travel Money é um cartão de crédito recarregável em dólar americano ou canadense, euro ou libra esterlina, através do qual é possível realizar a recarga da quantia desejada, dispensando a necessidade de se viajar com dinheiro em espécie ou uso do cartão internacional.
O cartão pode ser adquirido em agências bancárias ou casas de câmbio.
Entretanto, seu uso decaiu após o aumento do IOF, que em 2016 subiu de 0,38% para 6,38% na recarga das moedas estrangeiras no cartão, encarecendo o valor do câmbio final.
Por este motivo, hoje em dia, o modelo mais rentável e econômico são os cartões de débito/crédito dos próprios bancos e corretoras estrangeiras.
Dentre eles, destaca-se a Wise e a Nomad.
WISE
A Wise é uma plataforma britânica para transferências internacionais.
Funciona como um banco digital: você abre sua conta, seguindo o passo-a-passo do aplicativo e, uma vez instalado, pode adicionar dinheiro tanto a partir da sua conta física ou a partir de um cartão de crédito.
Havendo dinheiro na sua conta WISE, basta converter para uma das 10 moedas permitidas pelo aplicativo.
A partir de 25USD, você tem direito a solicitar o seu cartão físico da WISE. Com o cartão em mãos, basta utilizá-lo em qualquer transação comercial, em qualquer lugar do mundo que aceite a bandeira VISA, permitindo-se o uso por aproximação, apple pay e inserção na maquineta.
Cada transação é debitada de sua conta, mediante extrato dos gastos, como uma conta-corrente normal.
É permitido o saque de quantias, todavia, paga-se uma taxa de 6USD por saque.
Portanto, a ideia é usá-lo prioritariamente para débitos nas maquinetas.
NOMAD
A Nomad é uma fintech fundada por brasileiros, que oferece uma conta bancária americana para quem vive no Brasil.
Sem exigência de valor mínimo, pode-se abrir a conta e solicitar o cartão de débito/crédito.
E sua utilização funciona da mesma forma que a WISE, tanto para adicionar e converter dinheiro, como para a modalidade de saque.
Lembrando que a principal vantagens dessas plataformas é que o câmbio comercializado é menor do que aquele comercializado nas casas de câmbio.
PERDA OU ROUBO
Caso ocorra o roubo ou a perda do cartão, você poderá entrar em contato diretamente com o banco emissor e solicitar a segunda via para o endereço que você indicar.
Desta forma, é seguro, prático e você não corre o risco das flutuações cambiais, uma vez que você paga a cotação do momento da compra.