COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DE PASSAGENS AEREAS
Compre sempre passagens aéreas pela internet, pesquisando muito nos sites das próprias companhias.
Faça buscas com pelo menos 03 datas diferentes (3 meses, 1 mês e 3 dias); o objetivo é entender como funciona a política de preços da companhia.
Não compre trechos só de ida.
Se o seu roteiro for flexível, tente pesquisar por passagens aéreas em rotas alternativas. Países ou estados vizinhos às vezes podem ter passagens muito mais baratas que os destinos para onde você pretende viajar. Sendo assim, uma viagem de ônibus até lá pode valer muito a pena.
Os principais sites de comparação de preços de passagens aéreas são: Mundi, Fly, Kayak, Skyscanner, Decolar e Momondo.
COMO ECONOMIZAR NO TRANSPORTE
VIAJANDO DE CARONA
Em alguns países e cidades do Brasil, a carona é parte da cultural local. Desta forma, torna-se viável considerá-la uma possibilidade de transporte mais econômica, que poderá ser usada em parte ou em toda a viagem.
Há muitos sites que facilitam essa prática. Na Europa, temos o Hitch Hicker, Road Sharing e Hitchwiki; no Brasil, contamos com BlaBlaCar, WazeCarpool e Zumpy, que cobram pelas viagens, mas no esquema de economia compartilhada.
VIAJANDO A NOITE
Se o seu deslocamento envolver um tempo superior a cinco horas de viagem (trem, avião, ônibus, etc.), considere fazer esta viagem no período noturno.
Isso porque você economizará uma diária de hospedagem e chegará ao destino no dia seguinte, após descansar a noite toda, pronto para aproveitar mais um dia de viagem.
CIRCULANDO COM TAXIS
Quando usar um táxi, nunca peça sugestão de serviços como hospedagem, restaurantes etc., pois ele te levará o mais longe possível.
Ainda, se estiver em um país com um idioma muito diferente do seu, digite em um papel ou calculadora do próprio celular o valor combinado, para evitar dissabores na chegada.
CIRCULANDO COM BICICLETA
Em muitos destinos, vale a pena alugar uma bicicleta e circular pelas atrações. O principal site para tal é o Spinlister; ainda, você pode contar com os empréstimos dos próprios locais para onde viaja.
Na dúvida, pesquise no Google “rent a bicycle” + o nome do destino.
COMO ECONOMIZAR NA HOSPEDAGEM
HOSPEDE-SE DE GRAÇA NA CASA DE OUTROS VIAJANTES
Atualmente, existem muitas plataformas que permitem a possibilidade de hospedagem gratuita na casa de anfitriões que se cadastram nesses sites. Em troca, você tem exchange de experiências, fluência de idiomas e torna-se turista em sua própria cidade. Os mais conhecidos são Couchsurfing , Hospitality Club e Stay 4 Free
Muitas pessoas me perguntam: Pri, mas não é perigoso?
Existem algumas ferramentas que lhe ajudam a “filtrar” o seu hóspede. Por exemplo, após a hospedagem, hóspede e anfitrião são convidados a deixar referências nos respectivos perfis sobre aquela experiência.
Assim, você pode avaliar seu potencial hóspede pelo número de vezes em que ele utilizou a plataforma, os comentários dos anfitriões, entre outras informações.
HOSPEDE-SE NO ESQUEMA “CAMA E CAFÉ DA MANHÔ OU BED AND BREAKFAST
Algumas pessoas alugam suas próprias casas ou apenas alguns cômodos de suas casas para viajantes. Esse tipo de hospedagem é chamado bed&breakfast. O site mais conhecido é o Airbnb.